AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL.
 EDITORA: Rocoo.
 ANO: 2012.
 PÁGINAS: 224.

SINOPSE: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento.
Continue lendo.


Decidi comprar o livro depois de ler tantas resenhas positivas e realmente posso dizer que a melhor palavra para descrevê-lo é: marcante.

Charlie é um adolescente que está prestes à completar 16 anos e que está descobrindo a vida. Ele não possuía muitos amigos mas, aconselhado por um professor de inglês do qual se aproximou muito dele, ele resolveu tentar não apenas observar a vida acontecer, mas "participar" dela. Ao conhecer Sam e Patrick, dois jovens que estão prestes à se formar, ele começa a conhecer o mundo do qual os jovens de sua época costumavam à conhecer: sexo, drogas e rock'n roll.

O livro é contato através de cartas que Charlie envia para um misterioso amigo, uma pessoa que não o conhece mas que ele acredita que o entenderá. Cada carta relata alguns acontecimentos da vida de Charlie e também pensamentos, crenças e dúvidas. Sam e Patrick, apesar de mais velhos, gostam de Charlie e os três imendam uma amizade duradoura. Mas Charlie não é um garoto normal, após a morte de uma tia que cuidava dele e o amava, o garoto passa um tempo internado em uma clinica psiquiatra, mas não sabe realmente o que acontece com ele, apenas se sente estranho.

Charlie é um dos personagens mais cativantes que eu tive o prazer de conhecer. É um garoto bom, possui um coração extremamente puro e inocente e, mesmo com todas as descobertas do lado mais rebelde que os adolescentes possuem, seus sentimentos e crenças continuam os mesmos: Charlie realmente acredita nas pessoas, ele gosta delas, sem truques, sem jogos, sem cobranças, Charlie apenas é sincero com todos porque acredita que isso é o certo.

Sam é uma garota linda e livre, que chama a atenção de Charlie, mas ela logo deixa claro que eles não podem se envolver por causa da diferença de idade. Mas o amor para Charlie é algo diferente, é altruísta. Ele não se importa em ver Sam solteira para que ele tenham um relacionamento, Charlie apenas quer vê-la feliz. Patrick é um ótimo amigo, sempre alegre e feliz, mas que é um pouco diferente. Patrick sofre preconceito e uma desilusão amorosa arrasadora mas, mesmo que todos os adolescentes pensem que nunca vai passar, nós vemos o garoto se recuperar com a ajuda dos amigos.

A família de Charlie é uma família muito bonita de se reparar: os pais dele são compreensíveis, se esforçam para que os filhos estudem e não possuem qualquer vício ou comportamente violento. Os irmãos de Charlie são como vários irmãos: vivem brigando mas se amam incondicionalmente, apesar de todas as dificuldades. A família sabe que Charlie é um tanto instável, mas no início do livro praticamente não lemos nada sobre o assunto. Charlie vai ficando um pouco confuso e, quando sua família percebe, tenta ajudá-lo. Mas nem mesmo o garoto sabe o que acontece com ele, nem mesmo ele sabe o que tem.

Eu iria classificar esse livro como nota 4 porque, apesar de todos os acontecimentos narrados de forma extremamente realista, eu já estava no final do livro e continuava sem saber porquê Charlie era daquela maneira. No último capítulo, quando eu descobri, senti como se tivesse levado um soco no estômago. Charlie, após passar por uma certa situação, lembra do que aconteceu com ele, do que ele tem de errado. Por ser um tema tão polêmico, tão cruel, eu me senti surpresa e desorientada. O autor soube tratar do tema da forma como ele realmente é. E Charlie prova mais uma vez ser um garoto com o coração puro: ele não culpa ninguém.

O livro é um lição de vida, realmente, e eu o considero obrigatório pra qualquer adolescente ou qualquer um que queira relembra dessa fase tão cheia de descobertas e dificuldades. Nota 5 para o livro.

19 comentários:

Gabriel Ribeiro Gomes disse...

Oie :)

Eu não achei grande coisa esse livro , sei lá não me tocou tanto assim mais concordo com muitas coisas na sua resenha Charlie é mesmo um personagem muito marcante , beijos !

euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

Carissa Vieira disse...

É realmente um soco no estômago aquele detalhe final.
Eu amei o livro, dei cinco estrelas também.

Beijos,
Carissa
Arte Around The World

Cida disse...

A impressão que tive ao ler a resenha é de que o livro é bem forte, engraçado que em resenhas anteriores a ideia que tive foi muito diferente. Parabéns pela resenha.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books

Nanda disse...

Oiii :)
Eu vou ganhar esse livro amanhã *esperanças* e devo ler logo logo! Estou muito ansiosa, ainda mais com a sua resenha! Acho que vou chorar um bocado durante o livro, ahseoiahseoaisheoihase.

Beijos, Nanda
www.julguepelacapa.blogspot.com

Carolina disse...

O fato de eu não ter gostado tanto do filme me tirou a vontade de ler esse livro, apesar de estar lendo várias resenhas super positivas.

Beijão
Sun Rises Here

Vinicios Souza disse...

Quero muito ler As Vantagens de Ser Invisível mesmo com algumas pessoas que me disseram que o livro é um pouco dramático no final.
Espero ver o filme logo também.

Abraços!
Um Jovem Leitor
www.blogumjovemleitor.blogspot.com.br

Yara Andrade disse...

Eu estou lendo este livro agora e estou adorando *-* eu estou bem curiosa pelo final por causa dos comentários de todos. Adorei a resenha!
Beijos

http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

Raah Dias disse...

Oi! Quero muito ler esse livro e por isso nem assistir ao filme ainda. Confesso que esse detalhe no final me deixou bem curiosa, então não vejo a hora de poder lê-lo. Espero que a leitura realmente me agrade pois estou com grandes expectativas.

Beijos!

Cachola Literária disse...

Oi!

Toda vez que leio alguma resenha sobre esse livro fico ainda mais louca por ele. Todo mundo fala que ele é excelente. Eu já o adicionei à minha lista de leituras e brevemente irei comprá-lo.
Excelente resenha!

Bom fim de semana!
Zilda
http://www.cacholaliteraria.com.br

Guilherme disse...

Quero poder ler esse livro logo, todos falam super bem a seu respeito, doido para conferir ^^

Beijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br/

Juliana Pires disse...

Eu amei demais esse livro, foi uma das melhors leituras de 2012. Gosto de histórias assim, são tocantes, e ficam para sempre na memória.

bjk

Ane Reis disse...

Oie!

Tenho muita curiosidade de ler esse livro, justamente por que todo mundo parece amar ele. Nem quis assistir ao filme ainda, por que espero ler o livro primeiro e assim não estragar a surpresa. =D

Parabéns pela resenha!

bjus e uma ótima semana!
;***
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary

Enjoyer disse...

Estava procurando um blog sobre leitura, me deparo com o seu e com essa incrível resenha sobre um livro que terminei de ler HOJE! HAHA

O mais legal é que procurei durante todo o dia alguém pra conversar sobre o livro, mas nenhum dos meus amigos leu - e você veio e falou muita coisa do que eu pensei sobre o livro. DEMAIS.

Parabéns pelo blog :D
Abs

Alana Homrich disse...

Lendo tantas resenhas positivas sobre esse livro, minhas expectativas vão lá nas alturas!
Espero que eu também não me decepcione ao lê-lo.
Beijos,
alanahomrich.blogspot.com.br

Angela Graziela disse...

Todo mundoe sta falando super bem desse livro
E a vontade de ler/assistir só vai aumentando
Mas já esta na lista

Beijos
@pocketlibro
pocketlibro.blogspot.com.br

Nana Barcellos disse...

Hey
Menina você me deixou curiosa com essa coisa do final..
Não tem jeito vou acabar comprando esse livro HAHAAHAHA
Mas to criando muitas expectativas tb, espero não decepcionar

Bom feriado!

Nana - Obsession Valley

Giovanna Milanez disse...

Olá! Todo mundo tem falado tanto nesse livro que estou quase comprando haha, também estou ansiosa pra ver o filme!
Beijos, Giovanna
http://www.sonhando-com-livros.blogspot.com.br/

Aline T.K.M. disse...

Esse livro já está na minha fila de próximas leituras e, se for pelo menos metade do filme, já será uma excelente leitura para mim. Assisti ao filme e gostei muito, aliás foi o filme que me fez ter tanta vontade de ler o livro. Apesar de já saber as revelações do fim, não acho que isso estragará de forma alguma a leitura. Apreciei muito a delicadeza com que os personagens são mostrados no filme e espero encontrar este mesmo aspecto no livro.

Bjs
Livro Lab

Expresso de Nárnia - Amanda Mazzei disse...

Eu assisti o filme, e achei incrível. Eu amo muito esse tipo de história, e mal posso esperar para ler o livro. Outro dia vi ele na livraria e fiquei meio chateada por ser tão pequenininho e acabar rápido :///
Mesmo assim deve ser incrível, e merece toda a fama que está tendo ultimamente.
Ótima resenha!
Beijos, Amanda.
http://www.expressodenarnia.com/2013/05/os-herdeiros-dos-titas-de-lutas-e.html

O BLOG


Somos a Andressa e a Amanda (Táta) e estamos procurando deixar os bookaholics assim como nós cada vez mais por dentro do universo literário através de novidades e resenhas!

Followers

FOLLOW BY E-MAIL

ANDRESSA ESTÁ LENDO

TÁTA ESTÁ LENDO

LINK-ME


PARCEIROS

ARQUIVO

Tecnologia do Blogger.
.
.